segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Nicolas Appert 1749-1841

Bon Jour mes amis!!!!!


Tanto tempo sem postar... 
Acordei inspirada hoje ;)


Como prometido, continuo com a minha lista dos grandes chefs. E como hoje "acordei inspirada", vamos falar sobre o cara que revolucionou a gastronomia criando uma forma de conservar alimentos em garrafas pelo seu aquecimento. Foi o grande precursor das técnicas de conservação, e do que chamamos hoje de "enlatados". 




A primeira iniciativa que levou a criação da comida enlatada foi feita pelo francês Nicolas Appert, em 1809 atendendo uma convocação do governo de seu país para levar comida em conservas para a frente de batalha durante o governo de Napoleão Bonaparte. A estratégia se mostrou um sucesso e por isso ele recebeu um prêmio de doze mil francos ao publicar suas idéias em um livro. Inicialmente foram empregados vasilhames de vidro grosso ao invés de latas.
O processo utilizado por Appert é parecido com o atual, envolvendo o aquecimento da conserva com os recipientes fechados com rolha de cortiça. Na época seu criador atribuiu a conservação ao fechamento hermético dos recipientes, algo contestado anos mais tarde por Louis Pasteur em 1846 que atribuiu a conservação ao fato do processo eliminar os microorganismos.
Tomando conhecimento do processo, Peter Durand o patenteou no Reino Unido em 1810. No ano seguinte vendeu sua patente para uma empresa que substituiu os vasilhames de vidro e a rolha de cortiça por latas de ferro estanhado, iniciando o uso de latas de metal.
Inicialmente as latas não foram amplamente aceitas pelos consumidores pois o alto preço da lata, a grande oferta de comida fresca e a dificuldade para abrir as latas desmotivavam o consumo. Curiosamente o abridor de latas foi criado apenas 5 anos depois e até então as latas precisavam ser abertas com martelo e talhadeira.
Desde então o processo de produção das latas tem se aprimorado, tornando o processo de produção mais fácil com menor custo. Passaram a ser largamente utilizadas em navios durante viagens longas. As latas também marcaram presença importante em diversos momentos como na Primeira Guerra Mundial e na Guerra Civil Americana no abastecimento das tropas. Os conflitos impulsionaram o desenvolvimento de melhores técnicas que mais tarde seriam aproveitadas com fins civis.
Só em 1935 bebidas passariam a ser vendidas em latas com o surgimento da primeira cerveja vendida deste modo.

Quem tiver curiosidade, tem um site (infelizmente não traduzido) A Associação Internacional Nicolas Appert, é bem legal e explica toda a história dele: http://www.appert-aina.com/

Tchauu!!

Um comentário:

Victor Py-Daniel disse...

Continue "postando" quero ar-prender a ser um SER que saiba gostar do que come.